Prefeitura doa terreno para centro social e capela na Bananeira
Moradores da Rua da Bananeira e de bairros adjacentes como Lomanto, Santa Catarina e Odilon serão beneficiados com a construção de um centro de serviços sociais e uma capela, que serão edificados pela Paróquia Santa Maria Goretti para oferta de serviços religiosos e comunitários. A Prefeitura de Itabuna fez a doação de um terreno de 750 metros quadrados para a Diocese de Itabuna, após autorização votada pela Câmara de Vereadores, cuja Lei nº 2343, de 30 de dezembro de 2015, foi sancionada pelo prefeito Claudevane Leite e publicada.
De acordo com a Lei, o centro comunitário e a capela deverá ser concluídos no prazo de dois anos, a contar da publicação, prorrogáveis por igual período. Em caso de descumprimento quanto à finalidade a doação será revogada de forma automática, revertendo o imóvel doado ao patrimônio do Município de Itabuna, não fazendo a donatária jus a qualquer tipo de indenização. Caberá à Procuradoria Geral do Município autorizada a fazer o negócio jurídico, inclusive a transcrição no Cartório de Registro Imobiliário.
Situado próximo ao programa Habitar Brasil, o futuro centro de serviços sociais facilitará a integração das pessoas, principalmente aquelas mais necessitadas. Além disso, representará a valorização imobiliária da Rua da Bananeira onde, em parceria com o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura financiou a construção de 111 casas na primeira etapa de urbanização do espaço para a realocação dos moradores da Bananeira. Nas etapas subsequentes foram construídas outras 109 unidades.